Por Alexandre Oliveira
Em várias ocasiões ouvi o provérbio popular “amigos, amigos, negócios a parte”. Confesso que em nenhuma destas ocasiões parei para refletir sobre o quanto de verdade existe nesta afirmação e onde e como se encaixa no mundo dos negócios.
Deixar claro que você não mistura negócios com amizades pode fazer parte de uma estratégia vencedora no mundo dos negócios?
“Amigos, amigos, negócios a parte.”
É interessante como essa afirmação tão simples gera tanta discussão. Isso ocorre pelo fato que ao negociar, as emoções devem ser postas de lado a favor do uso da razão. A amizade neste momento é colocada do lado das emoções. Evidentemente que o sentimento de amizade deve ser levado em conta, mas a razão deve prevalecer.
Não privilegiar seus amigos em negócios, dizendo que todos são iguais me parece algo injusto. Afinal diminuir a margem de lucro na venda de um produto ou serviço para quem for meu amigo me parece algo muito mais técnico do que pessoal.
Kevin Plank fundador e Diretor Executivo (CEO) da Under Armour marca que se tornou um negócio de US$ 1 bilhão com a venda a consumidores começou seu negócio através da amizade.
É claro que a criação de um novo tipo de roupa esportiva inovadora para atletas de elite, tem valor, mas o caminho que levou a empresa ao sucesso tem tudo a ver com a amizade. Ter amigos no vestiário de vários times da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), foi parte vital da estratégia de negócio vencedora da empresa.
A estratégia de marketing baseada no boca a boca continua sendo a melhor forma de construção de uma marca. E quando você tem amigos envolvidos o negócio não tem como falhar.
Não existe produto livre de falhas. O importante é que quando uma acontece, seus amigos não vão te abandonar por outro produto, vão conversar com você, informando detalhadamente o que não esta legal, o que é preciso para melhorar.
Amigos fazem isso, clientes não. Quando tratamos clientes sem o desejo de torná-los nossos amigos, tudo será tratado somente com a razão, tudo será um simples negócio.
Neste ponto a amizade é importante nos negócios, ela encurta a comunicação deixando os envolvidos muito mais próximos.
A trajetória de sucesso trilhada pela empresa Under Armour foi embasada em uma estratégia de negócios baseada em confiança, e não existe confiança sem amizade.
A amizade é um sentimento que devemos cultivar com todos. Ela é o primeiro passo para o sucesso.
Pense diferente, e seja mais feliz.
Imagem: Courtesy The Metropolitan Museum of Art , New York - Caspar David Friedrich - Two Men Contemplating the Moon
Em várias ocasiões ouvi o provérbio popular “amigos, amigos, negócios a parte”. Confesso que em nenhuma destas ocasiões parei para refletir sobre o quanto de verdade existe nesta afirmação e onde e como se encaixa no mundo dos negócios.
Deixar claro que você não mistura negócios com amizades pode fazer parte de uma estratégia vencedora no mundo dos negócios?
“Amigos, amigos, negócios a parte.”
É interessante como essa afirmação tão simples gera tanta discussão. Isso ocorre pelo fato que ao negociar, as emoções devem ser postas de lado a favor do uso da razão. A amizade neste momento é colocada do lado das emoções. Evidentemente que o sentimento de amizade deve ser levado em conta, mas a razão deve prevalecer.
Não privilegiar seus amigos em negócios, dizendo que todos são iguais me parece algo injusto. Afinal diminuir a margem de lucro na venda de um produto ou serviço para quem for meu amigo me parece algo muito mais técnico do que pessoal.
Kevin Plank fundador e Diretor Executivo (CEO) da Under Armour marca que se tornou um negócio de US$ 1 bilhão com a venda a consumidores começou seu negócio através da amizade.
É claro que a criação de um novo tipo de roupa esportiva inovadora para atletas de elite, tem valor, mas o caminho que levou a empresa ao sucesso tem tudo a ver com a amizade. Ter amigos no vestiário de vários times da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), foi parte vital da estratégia de negócio vencedora da empresa.
A estratégia de marketing baseada no boca a boca continua sendo a melhor forma de construção de uma marca. E quando você tem amigos envolvidos o negócio não tem como falhar.
Não existe produto livre de falhas. O importante é que quando uma acontece, seus amigos não vão te abandonar por outro produto, vão conversar com você, informando detalhadamente o que não esta legal, o que é preciso para melhorar.
Amigos fazem isso, clientes não. Quando tratamos clientes sem o desejo de torná-los nossos amigos, tudo será tratado somente com a razão, tudo será um simples negócio.
Neste ponto a amizade é importante nos negócios, ela encurta a comunicação deixando os envolvidos muito mais próximos.
A trajetória de sucesso trilhada pela empresa Under Armour foi embasada em uma estratégia de negócios baseada em confiança, e não existe confiança sem amizade.
A amizade é um sentimento que devemos cultivar com todos. Ela é o primeiro passo para o sucesso.
Pense diferente, e seja mais feliz.
Imagem: Courtesy The Metropolitan Museum of Art , New York - Caspar David Friedrich - Two Men Contemplating the Moon