segunda-feira, 11 de julho de 2016

Ah, vocês tem que respeitar minha opinião!

Por Marco Andre Abramo

Jacek Yerka - Party On The Island
A todo momento, em fóruns e redes sociais, um monte de gente reclama:

“AH, VOCÊS TEM QUE
RESPEITAR MINHA OPINIÃO!!!”

Que na verdade, é uma súplica para:

“NÃO CRITIQUEM MINHAS IDEIAS!!!”

Bem, Aí está uma coisa muito mal compreendida. E que acaba virando clichê.

Uma coisa é respeitar o direito de opinião. Outra coisa é respeitar uma opinião em si.

Princípio-mor: Devemos respeitar o direito de todo mundo ter e expressar opinião. Isso é a base da democracia, da liberdade, do livre pensamento. Ou seja: devemos respeitar o direito das pessoas de terem e omitirem opiniões, sem censura ou coerção.

Agora, isso não significa que devemos respeitar a opinião em si. Se ela é uma besteira (ou alguém acha que é besteira, no sentido de estar errado, não no pejorativo), qualquer um tem o direito de se expressar dizendo que é besteira (pois da mesma forma, todos têm o mesmo direito de opinar sobre tudo, inclusive sobre as opiniões

Sim, pois se as pessoas não podem opinar sobre as opiniões, isso violaria o princípio-mor acima, seria auto-contraditório.

Exemplos: Todo mundo tem todo o direito de defender a ideia que 2 + 2 = 5, mas ninguém é obrigado a respeitar esta ideia se a considerada errada, portanto todo mundo tem todo o direito de dizer que isso é uma besteira e inclusive, tem a chance de comprovar que isso é besteira, quando isso é possível. Todo mundo tem o direito de acreditar em espíritos, mas todo mundo tem o direito de dizer que, por absoluta falta de evidências, eles não existem. E etc.

Enfim: Ninguém tem que respeitar uma ideia ou opinião diferente da sua. Mas todos tem que respeitar o direito de defenderem ideias diferentes das suas.

Pense diferente, e seja mais feliz.

Imagem: Courtesy Wikiart.Org - Jacek Yerka - Party On The Island