quinta-feira, 21 de abril de 2016

Identificando astros invisíveis


Rene Magritte - The face of genius
É possível ser um astro invisível ? Será que esse tipo de profissional existe ?

Sim existe. Ao contrário dos profissionais que se esforçam para ser reconhecidos e que necessitam de atenção para alimentar sua autoestima.

O astro invisível tem um pensamento oposto, ele acredita que qualquer coisa relacionada com autopromoção ou que se refere a fama é pura perca de tempo. Trata-se de um tempo precioso no qual ele podia estar fazendo o que realmente gosta:

" Seu trabalho ! "

Estes profissionais quanto mais trabalham mais desaparecem, ocorrendo de só serem notados quando algo dá errado.

É evidente que quanto mais se faz, maior a probabilidade de se fazer algo errado, porém a atenção que a organização dispensa para esse tipo de pessoa é quase sempre inadequada, por ser reativa a falha, quando deveria ser reativa ao sucesso.

Em seu livro Invisíveis: o poder do trabalho anônimo na era da autopromoção, David Zewig descreve várias características que os astros invisíveis compartilham, dentre elas três se destacam.

Ambivalência quanto ao reconhecimento
  • É a excelência que os motiva, a fama é um subproduto do trabalho, não é o objetivo em si. 

Meticulosidade
  • Ser meticuloso é algo que possui raízes profundas na ética de trabalho destes profissionais.

Gosto pela responsabilidade
  • Essa característica permite transformar a pressão em fascínio, o medo em curiosidade, porque a responsabilidade é uma questão de honra.

Estas características podem ajudar na identificação destes profissionais e juntamente com dados de resultados obtidos a nível individual permitirá a realização de uma avaliação pelo sucesso, que em linhas gerais consiste em colocar de um lado da balança todo o sucesso e do outro as falhas ocorridas.

E é neste ponto que o astro invisível aparece. A balança pesa desproporcionalmente para o lado do sucesso fato este que passa despercebido pela organização.

É evidente que a falha dói muito mais, e tem um poder de propagação infinitamente maior que o sucesso, porque o bem maior, o cliente foi afetado. Por isso devemos sim estar atentos às falhas, mas sempre tendo em mente que somente uma análise de dados criteriosa resultará em propostas concretas de prevenção as falhas. Criticar é fácil, propor soluções isso sim é difícil.

Contabilize os sucessos e falhas dos projetos em sua organização ao nível individual e a identificação de seus astros invisíveis saltará aos olhos.

Para eles preocupar-se com o conteúdo do que se faz é muito mais importante do que as reações das outras pessoas.

A cultura do barulho, o famoso buzinaço e o brilhos dos holofotes tão facilmente conseguidos através das mídias sociais não afetam o astro invisível, afinal seu lema é:

" Obter o melhor resultado possível no que faz. "

Entender quais os anseios destes profissionais é fundamental para mantê-los na organização e assim continuar obtendo o valor de tudo que produzem.

Pense diferente, e seja mais feliz.

Imagem: Courtesy Wikiart.Org - Rene Magritte - The face of genius