terça-feira, 22 de setembro de 2015

Não tenha colaboradores fora da caixa

Por Antonio Adriano Gomes

 Rene Magritte - Pandora's Box (La Boite a Pandore)
Em tempos de grande competitividade no mundo dos negócios, é comum ver nas empresas campanhas de incentivo para que seus colaboradores pensem "fora da caixa". Essas campanhas premiam individualmente aqueles que tiveram uma ideia e que seus gestores acreditam ser "fora da caixa".

Claro, sem dúvida alguma, colaboradores agregam valores as empresas com ideias que extrapolam e superam as dificuldades do dia a dia.

Mas para incentivar a criatividade e que traga a inspiração para novas ideias, as organizações devem mudar essa forma de incentivo

Não tenha caixas em sua empresa. Quebre barreiras que limitam a criatividade das pessoas.

Segundo o dicionário, caixa é um receptáculo destinado para guardar objetos. Se temos caixa em nossa empresa, significa que temos ideias guardadas e que talvez nunca a coloquemos em prática.

As empresas devem criar um ambiente colaborativo para que as pessoas exponham, desenvolvam e trabalhem em suas ideias.

Uma das maiores redes sociais, o Orkut, surgiu nos momentos fora da rotina de trabalho de seu criador Orkut Buyukkokten, hoje seu patrimônio é estimado em USD 6,7 bilhões.

O Facebook utiliza hackthons internos para incentivar a criação e a inovação. Hackthons são maratonas de programação onde os participantes tem a liberdade para criarem novos produtos, estimulando o trabalho em equipe e a inovação. A opção de like ou curtir uma publicação, foi concebido durante um hackthon. 

Várias ações podem ser tomadas para que seja colocada pra fora essa energia criativa, dentre elas:

  • Tenha momentos de descontração.
  • Proporcione um ambiente colaborativo entre as pessoas.
  • Construa um ambiente inspirador.
  • Saiba ouvir, por mais que uma ideia não seja colocada em prática naquele momento, ela pode ser o ponto de partida para outra grande ideia.
  • Incentive a pesquisa e o estudo.
  • Comemore os resultados com todos. 

Muitas dessas ações podem confrontar com a cultura da empresa, mas se você busca estar cercado das melhores e mais criativas pessoas, prontas para responder a altura das rápidas mudanças do mercado, esse é o caminho.

Portanto, se te perguntarem se na sua empresa tem pessoas que pensam fora da caixa, a sua resposta deve ser simples, mas que caixa?

Pense diferente!