Por Antonio Adriano Gomes
Em tempos de grande competitividade no mundo dos negócios, é comum ver nas empresas campanhas de incentivo para que seus colaboradores pensem "fora da caixa". Essas campanhas premiam individualmente aqueles que tiveram uma ideia e que seus gestores acreditam ser "fora da caixa".
Claro, sem dúvida alguma, colaboradores agregam valores as empresas com ideias que extrapolam e superam as dificuldades do dia a dia.
Mas para incentivar a criatividade e que traga a inspiração para novas ideias, as organizações devem mudar essa forma de incentivo
Não tenha caixas em sua empresa. Quebre barreiras que limitam a criatividade das pessoas.
Segundo o dicionário, caixa é um receptáculo destinado para guardar objetos. Se temos caixa em nossa empresa, significa que temos ideias guardadas e que talvez nunca a coloquemos em prática.
As empresas devem criar um ambiente colaborativo para que as pessoas exponham, desenvolvam e trabalhem em suas ideias.
Uma das maiores redes sociais, o Orkut, surgiu nos momentos fora da rotina de trabalho de seu criador Orkut Buyukkokten, hoje seu patrimônio é estimado em USD 6,7 bilhões.
O Facebook utiliza hackthons internos para incentivar a criação e a inovação. Hackthons são maratonas de programação onde os participantes tem a liberdade para criarem novos produtos, estimulando o trabalho em equipe e a inovação. A opção de like ou curtir uma publicação, foi concebido durante um hackthon.
Várias ações podem ser tomadas para que seja colocada pra fora essa energia criativa, dentre elas:
- Tenha momentos de descontração.
- Proporcione um ambiente colaborativo entre as pessoas.
- Construa um ambiente inspirador.
- Saiba ouvir, por mais que uma ideia não seja colocada em prática naquele momento, ela pode ser o ponto de partida para outra grande ideia.
- Incentive a pesquisa e o estudo.
- Comemore os resultados com todos.
Muitas dessas ações podem confrontar com a cultura da empresa, mas se você busca estar cercado das melhores e mais criativas pessoas, prontas para responder a altura das rápidas mudanças do mercado, esse é o caminho.
Portanto, se te perguntarem se na sua empresa tem pessoas que pensam fora da caixa, a sua resposta deve ser simples, mas que caixa?
Pense diferente!
Imagem: Courtesy WikiArt.org - Rene Magritte - Pandora's Box (La Boite a Pandore)