Por Alexandre Oliveira
Existem muitos desafios na gestão estratégica de pessoas, mas um tipo de profissional em particular se destaca devido ao alto grau de dificuldade: os trabalhadores do conhecimento.
Quem são eles? O que eles fazem para serem tão especiais?
Como exemplo de trabalhador do conhecimento pode-se citar o Analista de Sistemas.
Através de experiência prática posso afirmar que a maior parte da complexidade que este profissional deve dominar é totalmente arbitrária, imposta e completamente fora de lógica por muitos sistemas e instituições humanas, as quais resultados devem estar em conformidade.
Devido ao conhecimento tácito, a maior parte do seu trabalho ocorre dentro de sua cabeça, portanto difícil ser observado, passado a outras pessoas e consequentemente mensurado pelos gestores. O que por um lado é um problema para gestão, por outro o torna especial para a organização, pois ele é rápido e preciso ao criar soluções que resolvem inúmeros problemas.
Existem muitas soluções que depois de apresentadas, podem parecer para olhos menos atentos, óbvias. Mas não se enganem, no caminho percorrido existem vários processos que envolvem grande poder de concentração, capacidade de raciocínio lógico, pressentimento e intuição.
Quando ocorre um problema em um processo crítico e complexo envolvendo um cliente, o tempo de resposta precisa ser o menor possível.
É nesta hora que o trabalhador do conhecimento mostra seu valor.
O gestor deve identificar quais colaboradores da organização possuem este perfil. Devido a qualidades que não são encontradas com facilidade, e em alguns casos levam anos para que uma organização forme este profissional.
Trata-se de colaboradores que a organização não pode se dar ao luxo de ignorar.
Dentre as suas principais características estão:
Cabe ao gestor, providenciar a limpeza do ambiente de trabalho. Trabalhadores do conhecimento possuem tolerância zero a atividades tediosas que não agregam valor ao negócio da organização.
Segundo Julian Birkinshaw, professor de estratégia e empreendedorismo na London Business School, o trabalhador do conhecimento foi contratado para usar seu discernimento. Trata-se de fazer as perguntas certas e agir com base nas respostas.
O gestor precisa ajudar o este profissional a realizar mudanças em sua rotina diária de trabalho, que aumentarão sua produtividade.
Tais como:
A atenção diária a estes itens requer pouco esforço e aumentará consideravelmente a produtividade, tornando o resultado final mais eficaz e o que é mais importante para o gestor, proporcionará um autogerenciamento, eliminando assim boa parte do trabalho da gestão dispensada a estes profissionais.
Pense diferente, e seja muito mais feliz.
Imagem: Courtesy National Gallery of Art, Washington - Alphonse Legros Thinker (Le penseur)
Existem muitos desafios na gestão estratégica de pessoas, mas um tipo de profissional em particular se destaca devido ao alto grau de dificuldade: os trabalhadores do conhecimento.
Quem são eles? O que eles fazem para serem tão especiais?
Como exemplo de trabalhador do conhecimento pode-se citar o Analista de Sistemas.
Através de experiência prática posso afirmar que a maior parte da complexidade que este profissional deve dominar é totalmente arbitrária, imposta e completamente fora de lógica por muitos sistemas e instituições humanas, as quais resultados devem estar em conformidade.
Devido ao conhecimento tácito, a maior parte do seu trabalho ocorre dentro de sua cabeça, portanto difícil ser observado, passado a outras pessoas e consequentemente mensurado pelos gestores. O que por um lado é um problema para gestão, por outro o torna especial para a organização, pois ele é rápido e preciso ao criar soluções que resolvem inúmeros problemas.
Existem muitas soluções que depois de apresentadas, podem parecer para olhos menos atentos, óbvias. Mas não se enganem, no caminho percorrido existem vários processos que envolvem grande poder de concentração, capacidade de raciocínio lógico, pressentimento e intuição.
Quando ocorre um problema em um processo crítico e complexo envolvendo um cliente, o tempo de resposta precisa ser o menor possível.
É nesta hora que o trabalhador do conhecimento mostra seu valor.
O gestor deve identificar quais colaboradores da organização possuem este perfil. Devido a qualidades que não são encontradas com facilidade, e em alguns casos levam anos para que uma organização forme este profissional.
Trata-se de colaboradores que a organização não pode se dar ao luxo de ignorar.
Dentre as suas principais características estão:
- Ampla visão do negócio;
- Sinceridade acima de tudo;
- Criatividade fazendo o simples;
- Atitude que ultrapassa os limites de suas atividades;
- Mantem o controle emocional sob pressão;
- Não negociam a qualidade do que fazem em hipótese alguma;
Cabe ao gestor, providenciar a limpeza do ambiente de trabalho. Trabalhadores do conhecimento possuem tolerância zero a atividades tediosas que não agregam valor ao negócio da organização.
Segundo Julian Birkinshaw, professor de estratégia e empreendedorismo na London Business School, o trabalhador do conhecimento foi contratado para usar seu discernimento. Trata-se de fazer as perguntas certas e agir com base nas respostas.
O gestor precisa ajudar o este profissional a realizar mudanças em sua rotina diária de trabalho, que aumentarão sua produtividade.
Tais como:
- Identificar tarefas de baixo valor;
- Decidir se descarta, delega ou redesenha;
- Tarefas de descarga;
- Distribuir o tempo liberado;
- Comprometer-se com seu plano;
A atenção diária a estes itens requer pouco esforço e aumentará consideravelmente a produtividade, tornando o resultado final mais eficaz e o que é mais importante para o gestor, proporcionará um autogerenciamento, eliminando assim boa parte do trabalho da gestão dispensada a estes profissionais.
Pense diferente, e seja muito mais feliz.
Imagem: Courtesy National Gallery of Art, Washington - Alphonse Legros Thinker (Le penseur)