Por Marlos Carreo Cravo
É muito comum ouvir dos colaboradores, em um ambiente empresarial, que a comunicação da empresa é ineficaz e não atinge todos os níveis de colaboradores.
Fatalmente se você ainda não ouviu esse tipo de comentário é porque não se deixou fazer ou nunca iniciou uma pesquisa para demonstrar esse tipo de situação.
Alguns especialistas dizem que, em pelo menos 100% das organizações a comunicação aparece como um ponto que precisa ser melhorado e tratado com mais carinho.
Olhando sobre o prisma de quem se esmera para transmitir uma comunicação de qualidade - precisa, consistente e na medida certa - esse fator quase sempre é visto sob a ótica de que existe um esforço tremendo para fazer a comunicação, gerando diversos materiais, com boa quantidade e em diversos meios de comunicação.
Por que então temos um lado dizendo que não existe comunicação e outro dizendo há diversos meios de comunicação e que a quantidade gerada é satisfatória.
Como o próprio nome diz comunicação significa ação comum e, para uma ação ser comum é necessário que haja um emissor: responsável pela geração do conteúdo, uma mensagem: que será transmitida pelo emissor, e um receptor: que será responsável por receber a mensagem e compreender seu conteúdo.
Só existe comunicação quando essas três partes interagem e geram um resultado positivo, ou seja, há o entendimento da mensagem pelo receptor.
Analisando esse fator é possível concluirmos que o problema não está na quantidade de comunicação existente, mas sim, na qualidade em que ela é entregue ao receptor.
Quando falamos de um ambiente empresarial, identificamos perfis diferentes, ocupações diferentes, responsabilidades diferentes entre as diversas áreas e dentro de uma mesma área.
Nesse quesito o maior desafio do comunicador é estabelecer um padrão de mensagem comum que atinja - com qualidade - as diversas pessoas de cada uma das áreas da organização par que, dentro das suas atribuições, cada um possa ter contato com a mensagem, analisar o seu conteúdo e compilar o resultado dentro das condições que ele julgue ser a mais correta.
Isso parece ser um pouco utópico, mas existe alguns modelos que podemos seguir para sermos mais eficazes numa comunicação corporativa
É muito comum ouvir dos colaboradores, em um ambiente empresarial, que a comunicação da empresa é ineficaz e não atinge todos os níveis de colaboradores.
Fatalmente se você ainda não ouviu esse tipo de comentário é porque não se deixou fazer ou nunca iniciou uma pesquisa para demonstrar esse tipo de situação.
Alguns especialistas dizem que, em pelo menos 100% das organizações a comunicação aparece como um ponto que precisa ser melhorado e tratado com mais carinho.
Olhando sobre o prisma de quem se esmera para transmitir uma comunicação de qualidade - precisa, consistente e na medida certa - esse fator quase sempre é visto sob a ótica de que existe um esforço tremendo para fazer a comunicação, gerando diversos materiais, com boa quantidade e em diversos meios de comunicação.
Por que então temos um lado dizendo que não existe comunicação e outro dizendo há diversos meios de comunicação e que a quantidade gerada é satisfatória.
Como o próprio nome diz comunicação significa ação comum e, para uma ação ser comum é necessário que haja um emissor: responsável pela geração do conteúdo, uma mensagem: que será transmitida pelo emissor, e um receptor: que será responsável por receber a mensagem e compreender seu conteúdo.
Só existe comunicação quando essas três partes interagem e geram um resultado positivo, ou seja, há o entendimento da mensagem pelo receptor.
Analisando esse fator é possível concluirmos que o problema não está na quantidade de comunicação existente, mas sim, na qualidade em que ela é entregue ao receptor.
Quando falamos de um ambiente empresarial, identificamos perfis diferentes, ocupações diferentes, responsabilidades diferentes entre as diversas áreas e dentro de uma mesma área.
Nesse quesito o maior desafio do comunicador é estabelecer um padrão de mensagem comum que atinja - com qualidade - as diversas pessoas de cada uma das áreas da organização par que, dentro das suas atribuições, cada um possa ter contato com a mensagem, analisar o seu conteúdo e compilar o resultado dentro das condições que ele julgue ser a mais correta.
Isso parece ser um pouco utópico, mas existe alguns modelos que podemos seguir para sermos mais eficazes numa comunicação corporativa
Priorize os assuntos a serem comunicados pela relevância dentro da organização
Valorize o colaborador
Alinhe o conteúdo com os objetivos, missão e valores da organização
Seja transparente
Avalie o ambiente
Tenha critérios similares
Não tenha medo de comunicar em excesso
E, por último, mas não menos importante: Faça isso sempre.
Tenha um acordo com você mesmo que a comunicação é uma ferramenta indispensável para manter um bom clima dentro da organização.
Seguindo as dicas acima, o que não for comunicado será pequeno o suficiente para atrapalhar a produtividade das equipes e dispensará atenção por parte dos comunicadores.
Quando a percepção sobre a qualidade do que está sendo comunicado muda, o ambiente também muda na mesma proporção.
Pense diferente e seja mais feliz.
Imagem: Courtesy Wikiart.Org - Michael Sowa - Their Master's Voice
- Normalmente aquilo que está mais "quente" na equipe tem mais apelo. Primeiro porque trás uma lembrança recente - e pode gerar satisfação aos envolvidos - e segundo porque evidencia um bom trabalho junto aos demais colaboradores.
- Comunique sobre as conquistas individuais e da equipe. Mostre que internamente os grandes trabalhos geram grandes resultados para a empresa e para os clientes.
- Jamais transmita um conteúdo que vá de encontro ao que é cultural da organização.
- Apresente o conteúdo e coloque os porquês. Nem todos estão inseridos no conteúdo para entender os detalhes do que está sendo transmitido.
- Analise o ambiente antes de exercer a comunicação. Identifique se o momento é propício para ter uma mensagem recebida de forma satisfatória.
- Esta aí uma questão que pode tirar o crédito de uma boa comunicação: favorecimento. É importante que ações similares em equipes diferentes sejam comunicadas de maneiras similares. Isso evita que os colaboradores entendam que há favorecimento na organização e que somente alguns tem o direito de serem prestigiados.
- Se atende aos requisitos citados anteriormente então faça a comunicação. Provavelmente o assunto é importante demais para ficar somente restrito a um grupo de pessoas.
E, por último, mas não menos importante: Faça isso sempre.
Tenha um acordo com você mesmo que a comunicação é uma ferramenta indispensável para manter um bom clima dentro da organização.
Seguindo as dicas acima, o que não for comunicado será pequeno o suficiente para atrapalhar a produtividade das equipes e dispensará atenção por parte dos comunicadores.
Quando a percepção sobre a qualidade do que está sendo comunicado muda, o ambiente também muda na mesma proporção.
Pense diferente e seja mais feliz.
Imagem: Courtesy Wikiart.Org - Michael Sowa - Their Master's Voice