Quem são e o que os meus clientes querem?
Por Adriano Botelho
Com a correria do dia a dia o consumidor procura ganhar tempo em suas compras on line sendo assim surgem outras oportunidades de negocio para as empresas, como por exemplo, vendas com tempo de entrega reduzido, ou até entrega no mesmo dia.
Fica claro de como esse estilo de negócio consegue resolver problemas relacionados a falta de tempo, porém, em alguns casos essa facilidade ou comodidade acaba se tornando um problema para o consumidor.
Pois as empresas precisam conhecer e entender quem é o seu cliente principal, pois só assim será possível se dedicar para atende-lo da melhor forma possível e desta maneira fidelizá-lo, para fazer isso esqueça de brindes e promoções, basta resolver seus problemas.
A grande parte das empresas estão preocupadas simplesmente em vender. Um cliente, uma venda. E depois, esse cliente vai para onde? Será que ele volta? O que as empresas precisam fazer para ele voltar? Será que ele foi bem atendido? Será que os seus problemas foram resolvidos? Será que o consumidor foi ouvido, ou melhor, existe um canal eficiente para o dialogo?
As empresas que se preocupam com o cliente, resolvendo de forma simples e objetiva qualquer problema, tende a estar na frente da concorrência, parece obvio mas no mundo corporativo, isso não é tão evidente assim, pelo menos em território nacional.
Então quando uma empresa se diz 100% focada nas necessidades de seus clientes, isso é realmente verdade? Ou melhor, ela realmente se dedica para cada cliente 100% de seus esforços?
De acordo com um artigo publicado no site, Harvard Bussiness Review, somente entendendo o cliente é possível entregar o que ele deseja.
Existem algumas maneiras para fidelizá-lo utilizando a tecnologia:
- Colete informações - Para isso utilize cada interação e não espere que o cliente faça isso por você.
- Faça uma mineração nos dados - Não utilize dados genéricos para fazer uma estratégia de marketing, só em um nível mais profundo e detalhado será possível entender o cliente.
- Identifique e invista em seu cliente principal - Em vez de dar ênfase em quanto o cliente gasta em uma compra, calcule o potencial de quanto ele pode comprar no futuro. Isso ajuda a identificar principais clientes cuja fidelidade vale a pena conquistar.
Outro ponto importante que deve ser lembrado, facilite as coisas. Como? Removendo os obstáculos. Quais? Problemas no atendimento. Analise os feedbacks dos clientes, analise o nível de burocracia existente entre o cliente e a empresa. Resolva o problema e previna o próximo.
Conheça o seu cliente o mais rápido possível, entenda o que ele necessita da sua empresa.
As empresas aplicam esforços preciosos na tentativa de agregar mais valor ao seu produto criando novidades, quando na verdade deveriam canalizar estes esforços para conhecer e entender melhor o seu cliente.
Pense diferente!
Imagem: Courtesy WikiArt.org - Rene Magritte - The month of the grape harvest