terça-feira, 10 de maio de 2016

Livre pensamento, pensamento livre

Por Marco Andre Abramo

Yves Tanguy - Reply To Red





Livre-pensador ?

O que é isso ?

Direto ao ponto: Ser livre pensador é ter uma postura cética, investigar, desconfiar e tentar racionalizar o melhor possível sobre o que te ensinam e empurram, evitar seguir algo apenas porque você foi ensinado, doutrinado, estimulado, treinado a seguir. Afinal de contas, gente não é cachorro amestrado.

Ou melhor, não deveria ser. Me desculpem os seguidores do Felicano, Edir Macedo ou do PT (e pensando bem, do PSDB igualmente).

E isso serve para qualquer coisa. Serve para amarras culturais, sociais, religiosas, políticas ou quaisquer outras.

Como livre pensador, você está livre para escolher seguir uma doutrina, religião ou qualquer outra coisa. Entretanto, a escolha deve ser feita por você mesmo, de forma consciente, e não porque seu meio social exige ou porque você sofreu lavagem mental para isso desde criança.

Ser livre pensador não significa ser um radical. Não significa ser contra religiões, modas, tribos e etc. Tampouco cortar laços sociais com pessoas que não pensam como você.

Significa apenas evitar ser manipulado o tanto quanto possível… Ser livre, pelo menos o mais livre possível, já que é impossível ser totalmente livre.

Mas tome cuidado… Cuidado em não ser manipulado por você mesmo… Não transforme o livre pensamento em mais uma obsessão ou um tipo de fascismo intelectual. Sim, isso pode acontecer: Obsessão em ser um livre-pensador pode se transformar em uma prisão como qualquer outra, por mais paradoxal que isso pareça.

Pense diferente, e seja mais feliz.

Imagem: Courtesy Wikiart.Org - Yves Tanguy - Reply To Red